Cálculos Urinários
- 19 de out. de 2016
- 2 min de leitura
O que são?
Cálculos urinários (ou urólitos) são pedras que se formam quando pequenos cristais presentes na urina se agregam, dando origem a uma estrutura maior que pode se alojar em qualquer parte do sistema urinário.
Quais os sintomas?
Os animais acometidos podem ser assintomáticos, o que muitas vezes dificulta um diagnóstico precoce. Quando presentes, os sinais clínicos mais comuns são observados no momento em que o animal tenta urinar, podendo ser percebidos sangue e pequenas pedras na urina, gotejamento, dor e vocalização ao tentar urinar ou mesmo a ausência completa de micção. Também pode haver dor abdominal, prostração e falta de apetite.
Principais causas

Os cálculos podem se formar por infecções urinárias, alimentação incorreta, predisposição genética, idade, deficiências nutricionais ou ainda pela retenção de urina por longos períodos.
Diagnóstico
O diagnóstico dos cálculos urinários pode acontecer durante o próprio exame clínico pelo médico veterinário, através de palpação, tentativa de sondagem uretral e pelo histórico do paciente. Mas é essencial realizar exames complementares para confirmar o diagnóstico, descobrir a causa e decidir a melhor conduta a ser tomada.
Tratamento
O tratamento depende do tipo e tamanho das pedras. Este vai desde a mudança na alimentação, terapia medicamentosa ou intervenção cirúrgica. Neste último caso, o material obtido deve ser enviado ao laboratório para análise de sua composição mineral, pois assim é possível prescrever medidas para evitar que se formem novamente.
Prevenção
Para evitar que seu pet seja acometido, o proprietário deve estimular seu animalzinho a consumir muita água para ajudar a diluir a urina e impedir a concentração de cristais. Além disso, deve estar atento quanto à freqüência em que o cão ou gato urina, pois não é bom que o xixi fique retido por muito tempo. Procure oferecer apenas alimentos saudáveis e adequados para a espécie em questão. Para aqueles que já tiveram cálculos, vale lembrar que a taxa de recorrência para esta doença é muito alta e pode ser extremamente rápida.
Comentarios